O crescimento da EaD no Brasil é um fato. Dados estão disponíveis em toda parte (na primeira unidade
da disciplina o professor Simão disponibilizou várias informações sobre esse
assunto!): cresce o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a
distância, o número de cursos ofertados, de alunos matrículas, de empresas
fornecedores de serviços, de artigos e publicações sobre EaD, etc.
Devido a esse crescimento e sua presença
cada vez maior em instituições – tanto no sistema formal quanto não formal – o Ministério
da Educação criou, em 1996, a Secretaria de Educação a Distância, objetivando
inovações a partir da área tecnológica nos processos ensino-aprendizagem.
Na página da Secretaria de Educação a Distância, há um pequeno texto inicial que informa sobre o objetivo
da criação dessa secretaria e qual sua finalidade, além de apresentar vários
programas e projetos. Nesse sentido a missão da Secretaria de Educação a Distância é: "atuar como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e
aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e
comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos
didático-pedagógicos".
Percebe-se que os aspectos legais e
técnicos favorecem a emergência de inúmeros cursos nessa modalidade. É preciso
discutir e propor novas teorias que embasem EaD, pois se corre o risco de repetir, em ambientes tecnológicos, as
velhas práticas da sala de aula presencial.
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