terça-feira, 11 de setembro de 2012

A escola e as tecnologias




                                          


Como são nossas escolas: espaços de convívio, de desporto, de cultura, de trabalho em equipe, de inovação e experimentação?  Será que nossas escolas permitem uma aprendizagem colaborativa e reflexiva? E a tecnologia, como vem sendo utilizada nesse espaço?
O fio da história apresentado pelo professor em nosso último encontro demonstra que há muito que mudar em nosso sistema educacional uma vez que este se assentou em três pilares: oralidade, quadro e livro.  O modelo de escola ainda continua caracterizado (carteiras enfileiradas, conteúdos objetivos...), apenas inseriu-se novos instrumentos.
Na sociedade atual, o grande desafio é utilizar-se desses instrumentos tecnológicos visando uma atitude reflexiva e crítica, uma vez que já fazem parte do cotidiano dos alunos. Por mais que a tecnologia seja um instrumento fundamental para aquisição de novos conhecimentos, devemos ter consciência de que o descobrir, o questionar, o aprender a aprender, o refletir somente tem condições de prosperar com a mediação do professor e com a reformulação de princípios, conteúdos, metodologias e práticas compatíveis com a potência dos instrumentos tecnológicos.  O importante é formar pessoas capazes de pensar e criar, saber trabalhar coletivamente e cooperativamente e ter consciência do potencial cognitivo, afetivo e social que os alunos possuem.