quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tempo/Espaço na EaD




As representações tradicionais de tempo e espaço tem sido alteradas nessa nova era digital, dada a variedade dos recursos tecnológicos existentes e a velocidade com que as informações são disponibilizadas e acessadas.
A inadequação da abordagem tradicional é evidente aos novos desafios. O que é realizado na escola tradicional em espaços (filas, carteiras individuais, disciplinas) e tempos rígidos (semestre, bimestre, horas-aula) de maneira linear e fragmentada precisa de novas incorporações com o incremento das tecnologias. 
A utilização das tecnologias permite intervenções pedagógicas com maior flexibilidade e alcance no que se refere a conteúdos, objetivos, metodologias, tempos, espaços e interatividade. Redimensiona-se tempo e espaço, diminui a distância geográfica entre professor/aluno - aluno/aluno.
No vídeo, Espaço, Tempo e Mundo Virtual, Marilena Chauí analisa questões de um mundo virtual tão presente no nosso cotidiano e que apresenta pontos positivos e negativos.

Os desafios do ensino com a Internet








Diante de tantas possibilidades que a Internet nos oferece – navegar, pesquisar, bater papo, enviar e-mails, baixar programas, ouvir músicas, localizar informações sobre os mais variados assuntos nas mais diversas abordagens, entre outras – como utilizá-la como meio de pesquisa que possibilite aos alunos a aquisição de saberes significativos para sua aprendizagem?
Já sabemos que a Internet é utilizada por inúmeras pessoas e por isso, segundo Moura (2000), ela já faz parte do nosso mundo e a educação não pode passar ao lado dessa realidade. A Internet é uma tecnologia que põe à disposição do usuário (aluno) infinitas possibilidades para novas aprendizagens.  Sabemos, também, conforme o texto disponibilizado para leitura “O que a Internet está fazendo com nossos cérebros?” que ela alterou nossos hábitos mentais, provocou mudanças no estilo da escrita e na cognição.
Para isso, Moran (1997) aponta que o grande desafio em ensinar na e com a Internet nos espaços escolares é utilizá-la como ferramenta de apoio durante as aulas, integrada ao tema específico da disciplina estudada pelos alunos, promovendo uma aprendizagem cooperativa, com reflexões, senso crítico, escrita conectiva, flexibilidade mental, para que a “preguiça intelectual” não torne os alunos inertes ao conhecimento, com o professor sendo o moderador/coordenador desse processo. As possibilidades de uso da Internet são válidas desde que a escola mantenha um projeto educacional que tenha significado ao aluno e  articule tecnologia/ensino-aprendizagem.