segunda-feira, 5 de julho de 2010

O uso das TICs na Educação

As possibilidades de uso do computador como ferramenta educacional estão crescendo. Cada dia surge novas maneiras de usar o computador como um recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso mostra que é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem.
A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Na visão de Valente (2002), isto significa que o professor deve deixar de ser o transmissor do conhecimento – o computador pode fazer isto –e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagens e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno.
É preciso que o professor defina os objetivos e domine bem as atividades que propõe, seja qual for o recurso escolhido para utilizar em sua aula. Com as tecnologias não é diferente, e ele deve estar atento para o fato de que o uso das ferramentas tecnológicas exige muito dos educadores.
Outro fator importante é que a utilização destas ferramentas não pode ficar restrita a um “responsável pelo laboratório”, mas faça parte das disciplinas, numa abordagem interdisciplinar, fornecendo condições para a sua efetiva utilização por parte dos professores e alunos, na qual se baseia nosso projeto colaborativo.
Portanto criamos atividades variadas em cada uma das áreas trabalhadas, por nós professores, buscando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa para nossos alunos.

  • Na disciplina de Artes, fazer uma pesquisa em sites de busca (Imagens) para conhecermos a localidade onde está inserida a escola. Após a pesquisa, fazer desenhos (releitura) das imagens obtidas. A professora poderá fazer uma exposição com o que foi produzido pelos alunos. Sites de busca: Google, AltaVista, Yahoo...

  • Na disciplina de Ciências, a professora poderá fazer uma excursão com os alunos para conhecer a comunidade e pedir que os alunos observem e anotem como é o local onde eles vivem: se tem muitas árvores, como é a coleta do lixo... Com as anotações realizadas, buscar alternativas para melhorar o local. Criar panfletos para distribuição é uma ótima forma de alertar a comunidade sobre os cuidados com o ambiente. Elaborar uma lista “Dicas Ecológicas” é outro exemplo de atividade que poderá ser realizado com os alunos. Na Internet, os professores poderão acessar vários sites para descobrir maiores informações sobre o assunto.

Alguns sites para pesquisa:

http://www.lixo.com.br/

http://www.suapesquisa.com/desmatamento/

http://www.apoema.com.br/

http://www.fundacaoarcelormittalbr.org.br

http://www.bichosdamata.com.br/

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/



  • Na disciplina de Matemática, elaborar gráficos utilizando o BrOffice Calc a partir da coleta de dados sobre os itens trabalhados com a professora regente em sala. Exemplo: quantidade de crianças que estudam na escola e moram na comunidade; quantidade de pais da comunidade que já estudaram na escola, quantidade de moradias existentes perto da escola...

  • Na disciplina de Português, criar listas, relatórios sobre o que eles descobriram e aprenderam nas outras disciplinas. O professor regente junto com o de informática poderá solicitar aos alunos a digitação de tais produções utilizando o BrOffice Writer. Se a escola não tiver, poderá acessar o Editor de Texto muito interessante e útil para pessoas interessadas em produzir textos online. Para utilizá-lo é preciso acessar o endereço http://editordetextos.com.br para editar o seu texto via Internet.

  • Na disciplina de Geografia, utilizar o Google Maps para procurar lugares. No caso específico a comunidade e a escola. O professor poderá trabalhar de forma ampla: cidade, estado, país. Site: http://maps.google.com.br

  • Na disciplina de Música, a professora regente poderá criar músicas com os alunos apoiadas em ritmos conhecidos e trabalhando a (des) construção de músicas para logo em seguida (re) construí-las. Usar o Audacity para gravar as músicas criadas pelos alunos é uma boa opção de atividade.

Durante a realização do projeto, poderá ocorrer a criação de um blog onde serão postadas todas as atividades realizadas anteriormente. Os professores poderão dividir as tarefas com os alunos para que cada um seja responsável pela postagem no blog. A comunicação do projeto será através de convites onde os alunos responsáveis poderão ir às outras salas e convidar os alunos a conhecerem o blog (passando o endereço do site) e a, também, contribuírem com novas idéias. Aos demais professores da escola, a comunicação será feita através de e-mails.