sábado, 6 de novembro de 2010

Hardware e Software








Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em:
- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc.

- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.



Pen Drive









Memória USB Flash Drive, mais conhecido como pendrive, é um dispositivo constituído por uma memória flash e que possui a função de armazenamento de dados. Os pendrives possuem um formato semelhante ao de um isqueiro e são bastante úteis hoje em dia, uma vez que são pequenos e oferecem uma grande capacidade de armazenamento.
Esses dispositivos surgiram no ano de 2000 para substituir os disquetes, os quais, se comparados aos pendrives, possuem uma capacidade muito pequena. Para se ter uma idéia, a maioria dos disquetes possui apenas 1,44 MB de espaço de armazenamento, enquanto os pendrives apresentam capacidades que vão de desde 64 MB a 64 GB. Além de ser mais rápido e compacto, um pendrive também é bem mais resistente. Devido à ausência de peças móveis, o mesmo pode durar até 10 anos.
Os pendrives são ativados quando ligados a uma entrada USB de um computador, na qual os dispositivos encontram toda a energia necessária para funcionar. Na maioria das máquinas, a detecção dos dispositivos é automática; em alguns sistemas mais antigos é necessária a instalação de drivers específicos.