sábado, 7 de maio de 2011

Sábado Ecológico na escola

Tecnologia e Metodologia

Como adicionar vídeo no Blog

Veja, é muito fácil!

1- Entrar no Youtube e procurar o vídeo que você deseja.
2- Clicar na palavra para "Compartilhar" que se encontra abaixo do vídeo.
3- Clicar em "Incorporar". Automaticamente o código estará marcado. Você irá clicar nele com o botão direito e escolher a opção "Copiar".
4- Clicar em "Nova Postagem".
5- No título, inserir uma palavra para o vídeo escolhido. Clicar em "Editar HTML"  e logo em seguida, na parte branca, clicar com o botão direito e escolher a opção "Colar".
6- Clicar em "Escrever" que automaticamente o vídeo irá aparecer.
7- Por fim, clicar em "Publicar postagem"

Borboletinha

E para descontrair a garotada!

A borboleta e a lagarta

Outro vídeo apresentado aos alunos para o projeto!



Metamorfose da Borboleta

Este vídeo feito de massinha também foi apresentado aos alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Borboletas

Este vídeo foi mostrado para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Foi realizado na turma um projeto sobre Borboletas e uma das atividades foi a apresentação deste vídeo.
Depois os alunos apresentaram a música em um auditório.
Foi lindo!

Dengue

Conscientização sobre a dengue!

Um bom professor...

Muito legal esse vídeo!
Vale a pena conferir!!!


Como recuperar ícones da área de trabalho?

Às vezes, o computador dá uma travada e os ícones da área de trabalho (Desktop) ficam desconfigurados e diferentes. Para restaurar e voltar com os ícones certos, faça o seguinte:



1.Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Propriedades.

2.Clique na guia Área de trabalho.

3.Clique em Personalizar área de trabalho.

4.Clique na guia Geral e, em seguida, clique nos ícones que você deseja colocar na área de trabalho (Meus Documentos, Meu Computador, Meus Locais de Rede e Lixeira)



5.Clique em OK.

Caso os demais ícones também ficaram deformados, você deve clicar com o botão direito em cima de cada um e fazer o seguinte:



1.Clique em Propriedades (após clicar com o botão direito)

2.Clique em Alterar ícone

3.Selecione o ícone desejado

4.Clique em OK

5.Repetir as etapas acima com os demais ícones desconfigurados

Como mudar o fundo do blog

É muito fácil!!
Primeiro você entra no endereço postado anteriormente por mim.
Se você esqueceu, lá vai - http://btemplates.com/
Escolha  as colunas. O melhor é de três ou quatro.
Escolha o plano de fundo e faça o download.

Segundo salve na área de trabalho ou em outro lugar de sua preferência.
Irá aparecer o que você salvou através do ícone de compactação.

Terceiro clique com o botão direito e escolha a opção "Extrair aqui".

Quarto irá aparecer uma pasta amarela na área de trabalho e você deverá clicar para abrí-la.

Quinto escolher o ícone que tem o desenho de uma "bola azul" e recortar para a área de trabalho.

Sexto abrir o seu blog e clicar na aba "Design"

Sétimo clicar na palavra "Editar HTML"

Oitavo clicar em "Procurar" e logo em seguida clicar em "Fazer Upload"

Nono irá aparecer em mensagem e você deverá confirmar as modificações.

ATENÇÃO: Se o seu blog anterior conter linguagem Html, antes de fazer a modificação do fundo você deverá salvar todos os códigos em separado pois não irá aparecer no seu novo blog.

Templates

Template significa plano de fundo para ser adiconado ao blog.
O endereço http://btemplates.com/ tem vários modelos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cartão coelho

Escola...

A escola é fundamental, para o aprendizado, é à base da nossa vida, tanto profissional como social. É a instituição mais importante, porque só através dela é que a gente adquire conhecimentos, é o lugar de formação a educação deve ser disponibilizada para todos.
A educação formal ou acadêmica é função da escola e seria uma continuação da educação familiar. Pais e escola devem educar juntos (e não separados) para um bem maior.
A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança.

Molde índio

Molde corpo humano

Molde flor


Molde menina

Molde - Mãe




Propriedades de Vídeo

Talvez você deva se sentir incapacitado de exercer suas habilidades artísticas configurando os temas em seu Windows XP. Ele vem com o tema padrão (com variações Silver e Olive) e o tema clássico do Windows. Pra colocar temas em ícones é preciso fazer uma danada de uma gambiarra e para temas gratuitos a mesma coisa. No meu Desktop Linux eu passo horas trocando temas. Além de inúmeros temas que podem ser baixados gratuitamente pela internet, há infinitas combinações dos mesmo o que torna a personalização um trabalho agradável e complexo. Posso personalizar cores, formas, bordas de janelas, papéis de parede, posições de botões, fontes, ícones e muito mais. Ferramentas como o "Gnome-art" possibilitam listar todos os temas disponíveis na internet para download e a instalação remota na hora sem nem precisar abrir o navegador:


Adicionar e Remover Programas

Quando você vai instalar ou remover um programa no Windows você deve recorrer ao famoso "Adicionar e Remover Programas" não é verdade? Bem pra falar a verdade você só vai até lá quando vai remover um programa pois pra instalar tem que ficar se virando de verde e amarelo pra achar o mesmo na internet. No Linux também há um programa equivalente, porém há algumas diferenças. No meu Desktop Linux eu posso instalar mais de 17 mil programas todos listados diretamente da internet. Basta selecionar qual quero na lista e clicar em aplicar. Isso quer dizer que quando eu quero um programa para determinada tarefa não preciso sair em busca dele na internet nem mesmo ter de pagar aquela quantia absurda pelo mesmo. Basta abrir meu gerenciador de programas e localizar algo que me satisfaça dentre as muito bem organizadas categorias. Fácil demais né?


Ambiente de Rede

Agora vamos ver o famoso "Ambiente de Rede", o lugar onde todos acessam quando querem pegar aquele arquivo que está compartilhado em outra máquina. Vale lembrar que o Linux consegue perfeitamente navegar nos sistemas de arquivos do Windows, mas o contrário não é válido (você acha mesmo que o Bill Gates vai querer que o Windows se integre com o Linux?). Porém é claro que a comunidade não para de trabalhar e para isso temos o Samba. O Samba é um servidor de arquivos que permite que o Windows veja os diretórios do Linux. Ele simula um servidor de arquivos Windows podendo ser implementado tranquilamente em qualquer empresa. Vamos ver o "Ambiente de Rede" dos dois sistemas operacionais:


Painel de Controle

No Windows, quando vamos configurar alguma coisa no computador o primeiro lugar que visitamos é o Painel de Controle. Nele podemos configurar a aparência e recursos utilizados. No Linux isso não é muito diferente. Embora tenhamos 2 seções (uma para configurações do ambiente gráfico do usuário e outra para configurações do sistema que deve ser feita apenas pelo administrador) podemos ver grande similaridade entre os painéis. Este painel que mostrarei no Linux é o de personalização do ambiente do usuário:





Internet Explorer e Firefox, Mozilla...

O navegador de internet do Windows é o "Internet Explorer". Diversos usuários inexperientes chamam o Internet Explorer apenas de "Internet" e acreditam que é só clicar naquele ícone dele para poder entrar na internet. Não temos o Internet Explorer no Linux e eu acho isso muito bom. O Internet Explorer é de longe o navegador mais vazado da internet. No Linux podemos usar o Firefox, Mozilla, Galeon, Epiphany, Opera, Konqueror, dentre diversos outros. Eu costumo usar o Firefox que é de longe melhor que o Internet Explorer. A Microsoft recentemente copiou o recurso de bloquear popups em seu Service Pack 2 para Windows XP. Os usuários do Linux já usavam esse recurso a anos. O Firefox além de bloquear essas janelinhas chatas, ainda pode ser totalmente personalizado com temas e extensões. Pra se ter uma idéia da pra colocar previsão do tempo, checagem de e-mails, jogos e muito mais dentro do firefox. Além do mais ele navega por abas não deixando aquela sujeira com 500 janelas abertas ao mesmo tempo:



Windows Explorer e Nautilus

Gerenciar arquivos no computador é uma necessidade. Nada como fazer isso de forma fácil não é mesmo? No Windows as pessoas estão acostumadas com o "Windows Explorer" que copia, recorta, cola e move arquivos. Também o utilizamos para criar pastas, remover arquivos e até mesmo criar atalhos. No Linux isso não é diferente pois nele usamos um gerenciador de arquivos muito eficiente, o "Nautilus".

Os atalhos são os mesmos (Ctrl + C, Ctrl + V, Ctrl + X, etc) e o trabalho de copiar/mover arquivos geralmente não passa de um mero arrastar de mouse. No Nautilus ainda possuímos alguns recursos adicionais. No local onde fica a árvore de diretórios podemos colocar diversas outras informações como dados do arquivo/diretório, histórico dos locais visitados, locais comuns a serem visitados e até alguns emblemas para colocar nos diretórios facilitando a visualização. Como podem ver eu personalizei meus diretórios no Nautilus com emblemas de som, design, documentos, etc. Vale lembrar que o Nautilus, assim como o Explorer (à partir do Windows XP), grava CDs de dados diretamente. Basta ir ao criador de CDs, copiar tudo pra dentro e clicar em "gravar" com um CD virgem no drive. Também é interessante ressaltar que o Nautilus é o gerenciador de arquivos do Gnome, mas não é o único para Linux. No KDE (outro ambiente gráfico, afinal no Linux temos vários desktops diferentes para se utilizar) temos o Konqueror. Existem vários outros disponíveis para Linux:




 

Meu Computador

O "Meu Computador" é o primeiro local que um usuário costuma buscar para acessar os arquivos no HD, CD, DVD, Disquete ou Pen Drive. No Linux estes locais podem ser acessados pelo menu "Locais" mas também estão no "Meu Computador" como podemos conferir. Não há muitas novidades e o usuário do Windows irá se familiarizar muito bem com o Ubuntu Linux. A única diferença que ele notará é o fato de que após colocar um CD ou DVD no drive não será possível retirá-lo pelo botão que se encontra no próprio drive. O disco ficará travado, por segurança, e só sairá quando alguém clicar com o botão direito em seu ícone e em seguida em "ejetar".

Esta opção é muito boa pois impede que alguém retire do drive o disco no meio de uma cópia de arquivos. O sistema não permitirá que o usuário ejete o disco caso o dispositivo esteja sendo utilizado.

O Ubuntu Linux monta automaticamente os CDs, DVDs, Câmeras Digitais e Pen Drives assim que conectados ao computador:




 

Menu Iniciar

O menu iniciar do Windows XP devo confessar que é muito bem organizado (em relação ao Windows 98 por exemplo), mas a organização do menu do Linux é muito maior. Todos os programas são organizados por categorias como podemos ver nas fotos a seguir:


Desktop

Muitas pessoas ouvem falar muito bem sobre o Linux em um computador desktop mas têm receio de fazer a migração. Tentarei mostrar neste artigo como funciona um desktop Linux apontando suas similaridades com o desktop Windows. Você verá ao longo deste texto que trabalhar num Linux é muito mais fácil do que se pensa.
 Vamos dar uma olhada no desktop padrão do Windows e desktop Linux:




quinta-feira, 5 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Diferença entre Windows e Linux

Windows e Linux

Uma grande discussão é travada sobre qual Sistema Operacional vai vencer a luta pela supremacia total no coração dos usuários. Antes indiscutivelmente este posto era do Windows, pois, o Linux era um bicho de sete cabeças capaz de ser operado somente por nerds e hackers, mas hoje tudo mudou. O Windows no seu melhor estilo copia o Linux que com milhões de desenvolvedores trabalhando gratuita e exaustivamente consegue avanços cada vez mais notáveis. E você adota qual dos dois? Sabe a diferença entre Windows e Linux? Conheça agora algumas:



Windows é Software Proprietário (o uso é restrito à licença)


Linux é Sofware Livre (você pode compartilhar à vontade)




Windows tem uma opção: Windows


Linux tem mais de Distros ou pacotes de distribuição



Windows é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais


Linux é praticamente imune à vírus




Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimedia e jogos gráficos 3D

Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows.



Windows requer hardware topo de linha


Linux funciona desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores




Windows é menos usado em servidores e mais usado em desktops


Linux é mais usado em servidores e menos usado em desktops




Windows exige mais reboots e reformatações devido à instalação de novos programas e à instabilidades do sistema e aquelas induzidas por vírus.

Linux foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala um programa não precisa reiniciar a máquina) e muito menos reformatações periódicas



Windows tornou-se o padrão na era dos 32 bits


Linux está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits




Windows não dá muita margem ao usuário para que este adquira um profundo conhecimento do sistema, e nem o usuário vai conseguir muita vantagem se tentar fazer isso pois o sistema é fechado.

Linux dá total liberdade ao usuário para que este obtenha total conhecimento do sistema de forma a adequá-lo às suas necessidades específicas, podendo modificá-lo à vontade e ir fundo em suas entranhas para ter certeza de que o sistema o obedece 100%.



Windows é desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20.

Linux e outros Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto) é desenvolvido por um número ilimitado de colaboradores, a chamada comunidade global do software livre, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que possa parecer, acaba se transformando num problema trivial, daí o Linux ter menos Bugs, numa forma de produção colaborativa típica do século 21.



Similaridades:



Ambos possuem interface gráfica intuitiva, que, bem configurada e rodando sobre hardware compatível, fornecem usabilidade equivalente para a grande maioria das atividade de informática atuais.
Ambos não são muito simples de serem instalados e configurados por usuários totalmente leigos, mas, considerando que a instalação é menos de 0,3% do tempo que o usuário vai passar diante da máquina, isto não chega a ser problema…