sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Livro Didático


O livro didático, ao longo da História, passou por diversas mudanças sendo considerado o primeiro material produzido em série.

  • Era Vargas (1930-1945) – MEC encarregado pela coordenação do livro didático: planejar atividades, estabelecer e assegurar convênios para produção e distribuição do livro didático;

  • Em 30 de dezembro de 1938, decreto lei 1006 definiu, pela primeira vez, o que deve ser entendido por livro didático;

  • Criação da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), como do decreto 1006 que examinava e julgava os livros didáticos, de modo a conferir-lhes mais um aspecto de controle político-ideológico, poder, do que propriamente uma função didática;

  • Década de 60, durante o regime militar, assinatura de acordos entre o governo brasileiro e americano (MEC/USAID) a fim de manter controle sobre o livro didático: controle ideológico e centralização do poder do governo americano no Brasil;

  • Final da Década de 70 o conteúdo do livro didático sofreu questionamentos: preconceitos, concepções falsas...;

  • Final da Década de 90 o MEC criou um programa de avaliação dos livros didáticos existentes no mercado, respeitando as diversidades regionais, buscando qualidade com participação ativa e democrática do professor no processo de seleção dos mesmos: Programa Nacional do Livro Didático (PNDL).



O livro didático está presente na sala de aula e constitui um dos elementos básicos da organização do trabalho docente. Hoje, são muitos à disposição dos professores e alunos com níveis de qualidade necessárias ao bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Se bem planejados são grandes instrumentos de apoio para o processo ensino-aprendizagem.
Analisando a afirmação de Bizzo, não concordo de que o livro seja o grande vilão da problemática da educação no Brasil. Acredito que o uso do livro didático, de forma eficaz, por parte dos professores exige saberes, critérios, competências para poder realizar uma escolha satisfatória de modo a dar significado a aprendizagem dos alunos. Outro fator importante a considerar é a não necessidade de acompanhar a sequência de assunto dos textos e nem a reprodução do conteúdo, mas como um auxílio complementar para os alunos na construção do conhecimento. Se bem planejados são grandes instrumentos de apoio para no processo ensino-aprendizagem.






























terça-feira, 10 de agosto de 2010

Importância do Livro

O endereço abaixo é bem interessante sobre o tema!!!

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/importancia-livros-infantis-495817.shtml