sábado, 11 de setembro de 2010

WebQuest

Link para acessar a WebQuest criada por mim!!!
Espero que gostem!!!

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=20046&id_pagina=1

Jogos Computacionais

O software é tão ou mais importante que o equipamento a ser utilizado na área de Informática Educacional. Uma forma de se usar o computador como instrumento didático, é utilizando um ou mais softwares educacionais. Estes softwares têm o objetivo de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o mesmo tenha a seu dispor valiosos recursos para ajudá-lo no ensino de sua disciplina.

De acordo com Taylor (1980), os softwares são classificados em três grandes grupos: Software Tutor, Software Tutelado e Software Ferramenta.

O software tutor é concebido para funcionar como “professor substituto”. O computador apresenta certo material de uma disciplina, o aluno responde, o computador classifica a resposta e segundo os resultados da avaliação, determina os passos seguintes. Trata-se de um tipo de produto baseado em exercícios de pergunta/estímulo-resposta. Um dos tipos de software tutor são os Jogos Computacionais que se propõe a ensinar algum conteúdo ao aluno, ou até, somente, a desenvolver capacidades intelectuais do jogador. Fornece ao aluno um ambiente de aprendizagem rico e complexo, propiciam exercícios de resolução de problemas que exigem a aplicação de regras lógicas. O aluno aprende a fazer inferências e testar hipóteses, a antecipar resultados, a planejar estratégias alternativas e a negociar com os membros do grupo baseado no processamento da informação.

É importante que este tipo de software seja bem elaborado, para que o aluno não seja deslocado do objetivo educacional do mesmo, e fique interessado somente na competição.



A importância dos Jogos Computacionais

O computador se constitui como uma ferramenta poderosa, que pode e deve ter todas as suas potencialidades utilizadas com propósitos educacionais proporcionando ao professor a possibilidade de enriquecer sua prática pedagógica com recursos multimídia, tais como: jogos computacionais, vídeos e outros materiais. Os jogos computacionais passaram a ser indagados como instrumentos facilitadores do desenvolvimento da criança e sendo amplamente utilizados em escolas públicas. Há um número significativo de jogos computacionais para apoiarem as atividades pedagógicas a fim de proporcionar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Conforme Silveira (1998, p.02):



...os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de construir-se a autoconfiança. Outro é o incremento da motivação. (...) um método eficaz que possibilita uma prática significativa daquilo que está sendo aprendido. Até mesmo o mais simplório dos jogos pode ser empregado para proporcionar informações factuais e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.



Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. É um recurso a mais para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, ajudando no processo de ensino aprendizagem.

O jogo e brincadeira infantil são formas da criança manejar experiências, criar situações para dominar a realidade e experimentá-la. O brincar estimula a criatividade, a imaginação, aprofunda para a criança a compreensão da realidade e constituem a maneira mais divertida de aprender.

A pedagogia que está por trás dos jogos computacionais é a da exploração autodirigida, ou seja, aquela em que o aluno, com ou sem ajuda, faz um levantamento sobre o que necessita aprender, formula objetivos, seleciona os recursos viáveis para sua aprendizagem e avalia os resultados alcançados na aprendizagem.

Os programas e softwares educacionais abrangem a maioria das disciplinas do currículo escolar, como Matemática, Português, Química, Física. Profissionais da área de produção de games 3D a cada dia vêm aperfeiçoando e produzindo novos jogos educativos para atender a demanda e a exigência dos novos alunos. Hoje em dia, encontram-se diversos jogos computacionais e cabe ao educador selecionar e avaliar para utilizá-los da melhor maneira possível tendo sempre como objetivos o desenvolvimento do pensamento, o raciocínio e ainda questões de matemáticas, de ciências, de escrita, físicas, psicológicas sociais e outros.

Antes de escolher um jogo computacional para ser trabalhado em sala de aula, é necessário verificar os seguintes aspectos gerais:

→Se o jogo possui um objetivo educacional;

→Se trabalha os aspectos necessários para atender ao objetivo proposto;

→Se sua linguagem está em um nível de compreensão para o aluno;

→Se contribui para despertar o interesse do aluno pelo assunto a ser trabalhado;

→Se os objetivos do jogo e as etapas a serem atingidas são claros;

→Se o jogo apresenta uma grande interação com o aluno;

→Se possui dificuldades gradativas adequadas, caminhando do “básico” ao “profundo”;

→Se o jogo utiliza ao máximo os recursos da máquina – som, imagem, animação;

→Se permite ao aluno desenvolver estratégias de ação;

→Se o conteúdo pretendido está ligado ao assunto do jogo;

→Se o jogo, de alguma forma, motiva o questionamento do aluno, estimula sua curiosidade e criatividade;

→Se o jogo oferece feedback do progresso do aluno durante o seu uso;

Surge, então, a possibilidade de unir o jogo e o computador para formar uma ferramenta, o jogo computacional, capaz de contribuir para despertar o interesse e contribuir para que o aluno compreenda melhor as diversas situações de aprendizagem de forma mais prazerosa, cativante, motivadora e divertida.