sexta-feira, 2 de julho de 2010

Blog X Wikis



Lendo minhas anotações sobre Blog e Wikis, resolvi listar em meu Blog as principais características de cada um:


BLOG
  • debate;
  • construção do conhecimento;
  • fácil de usar;
  • criatividade;
  • enfoca assuntos variados;
  • usuário escreve comentários mas não altera a mensagem;
  • formado por idéias, conceitos, pensamentos de uma única pessoa ou de pessoas autorizadas par entrar e publicar no espaço criado;
  • acesso restrito sem modificar o conteúdo;


WIKIS





  • sitema de criação e edição conjunta de conteúdo;
  • várias pessoas podem trabalhar num texto de forma assíncrona;
  • realizado online e o trabalho fica disponível após salvar;
  • há a possibilidade de modificar o texto original e outras pessoas podem fazer modificações sucessivas;
  • facilidade em criar páginas e alterá-las;
  • aberto a todo público;



Links Importantes

Links


ANPED - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - http://www.anped.org.br

FME (WEF) - Fórum Mundial de Educação (World Education Forum) - http://www.forummundialeducacao.org

MAB - Movimento de Adolecentes Brasileiros - http://www.mab-online.com.br

MEC - Ministério da Educação - http://www.mec.gov.br



Links para Educação Infantil

AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente - http://www.aacd.org.br

ABPp – Associação Brasileira de Pedagogia - http://www.abpp.com.br

ACB – Ação Comunitária do Brasil - http://www.crianca-as.org.br

ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância - http://www.andi.org.br

ANPEd – Associação Nacional de Pós – Graduação e Pesquisa em Educação - http://www.anped.org.br

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - http://www.apaesp.org.br

ASBREI – Associação Brasileira de Educação Infantil - http://www.technetrj.com.br/asbrei

Associação Brasileira de Brinquedotecas - http://www.brinquedotecas.com.br

Associação Comunitária Monte Azul - http://www.monteazul.org.br

Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro - http://www.pequenoprincipe.org.br

Associação Lua Nova - http://www.luanova.org.br

Associação Obra do Berço - http://www.cidadania.net/obradoberco

Avante Qualidade Educação e Vida - http://www.avante.org.br

CCFL – Centro de Cultura Luiz Freire - http://www.cclf.org.br

CEERT – Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades - http://www.ceert.org.br

CEEV – Centro de Estudos da Escola da Vila - http://www.vila.com.br

COMPED – Comitê dos Produtores da Informação Educacional - http://www.inep.gov.br/comped

CPDC – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - http://www.cpcd.org.br

DERDIC – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação - http://www.derdic.org.br

EECS – Escola Especial para Crianças Surdas - http://www.frsp.g12.br

Escola Oficina Lúdica - http://www.escolaoficinaludica.com.br

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - http://www.ufmg.br

FCC – Fundação Carlos Chagas - http://www.fcc.org.br

FEAC – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas - http://www.feac.org.br

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente - http://www.fundabrinq.org.br

Fundação Bradesco - http://www.fundacaobradesco.org.br

Fundação Dorina Nowill para Cegos - http://www.fundacaodorina.org.br

Fundação Educar Dpaschoal - http://www.educardpaschoal.org.br

Fundação Fé e Alegria do Brasil - http://www.fealegria.org.br

Fundação Francisca Franco - http://www.franciscafranco.org.br

Fundação Orsa - http://www.fundacaoorsa.org.br

Fundamar 18 de Março - http://www.fundamar.com

Fundação Cristão para as crianças - http://www.apadrinhamento.org.br

GEEMPA – Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação - http://www.plug-in.com.br/~geempa

Grupo Aberto de Pesquisa e Difusão do Reggio Approach - http://www.radagroup.org.br

GPOS – Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual - http://www.gtpos.org.br

Instituto Ambar - http://www.ambar.org.br

Instituto Avisa lá - http://www.avisala.org.br

Instituto Francisca de Souza Peixoto - http://www.chica.com.br

IPA – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar - http://www.ipa-br.org.br

Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - http://www.laramara.org.br

MEC – Ministério da Educação (Coordenação Geral de Educação Infantil) - http://www.mec.gov.br

MIDIATIVA – Centro Brasileira de Mídia para Crianças e Adolescentes - http://www.midiativa.tv

MLPC – Movimento de Luta Pró-Creches - http://www.mlpcreches.hpg.ig.com.br

MultiRio - http://www.multirio.rj.gov.br

OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar - http://www.omep.org.br

Projeto Casa da Criança - http://www.projetocasadacrianca.com.br

PUC/RIO - Curso de Especialização em Educação Infantil - http://www.puc-rio.br

Riovoluntário - http://www.riovoluntario.org.br

SESI/DN – Serviço Social da Indústria - http://www.df.senai.br

SFB – Solidariedade França-Brasil - http://www.alternex.com.br/~sfb

SORRI – BRASIL - http://www.sorri.com.br

UFRGS/GEIN – Grupo de Estudos em Educação Infantil - http://www.ufrgs.br/faced

UFSC/NEEOa6 – Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação de 0 a 6 - http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6

UFSCar – Fundação Universidade Federal de São Carlos - http://www.ufscar.br

UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - http://www.undime.org.br

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - http://www.unesco.org.br

UNICAMP – Grupo de Educação Infantil - http://www.fae.unicamp.br/html.pg/

UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância - http://www.unicef.org.br

USP – Grupo de Pesquisas Saúde em Creches e Saúde da Criança - http://www.ee.usp.br

USP/CINDEDI – Centro Brasileiro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - http://www.ffclpr.usp.br

USP/COSEAS – Divisão de Creches - http://www.usp.br/coseas

USP/LABRIMP – Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos - http://www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp

Web 2.0


Web 2.0 é a segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web que não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

Um site baseado no conceito de Web 2.0 proporciona que o usuário interaja com outros usuários ou mesmo altere o conteúdo deste site, diferente dos sites da geração Web 1.0, onde o conteúdo era - ou é - estático, ou seja, o usuário apenas tinha acesso para ler as informações, sem nenhum outro tipo de recurso adicional.


Nas leituras realizadas podemos citar alguns exemplos: as redes sociais; comunidades como Orkut, Facebook, Twitter; Wikis; Blogs; sites que compartilham vídeo como o Youtube; entre outros.

Aprendizagem colaborativa é a palavra!!!




Você sabe o que é aprendizagem colaborativa?







Pois bem....

Pesquisando sobre, defino como processso educacional de mão dupla, onde a construção do conhecimento é coletiva. Educadores e alunos aprendem baseados em múltiplas interações. Neste tipo de aprendizagem há a criação de ambientes de interação com situações e problemas, auxiliando na construção do conhecimento.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pesquisando...

A Internet contém uma vasta coleção de informações, mas encontrar o que se procura pode ser um desafio. A leitura do texto " Pesquisa em Internet como atividade didática" ressaltou algums critérios de como avaliar o que é encontrado na Internet e que pode ser eficiente.




 

  • escolha criteriosa das fonte
  • credibilidade
  • conteúdo objetivo;
  • navegabilidade;
  • ser atual;
  • possuir ferramentas interativas;
  • possibilitar publicação de material produzido;
  • usar palavras específicas;
  • design;

Uma idéia...

Jornal na escola


 
A leitura crítica e a utilização do jornal são de extrema importância para o desenvolvimento da cidadania efetiva e atuante, sendo um ótimo instrumento para o desenvolvimento das habilidades de clareza e concisão, na escrita.

Competências e Habilidades

  • Estimular a leitura e a escrita;
  • Estimular o aprendizado de novos conhecimentos;
  • Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos ocorridos na escola;
  • Proporcionar a formação crítica;

Pesquisa na Internet

Para a pesquisa na Internet, sugiro procurar e listar nomes de jornais mais conhecidos em nosso país e na nossa cidade. Observar como é o design, a disposição e os principais itens abordados em um jornal. Pesquisar sobre a história e curiosidades sobre o jornal, tipos existentes e as diferentes linguagens utilizadas para a sua elaboração.

1ª atividade

Construção de um jornal impresso com notícias sobre os acontecimentos da escola. Para a produção de jornais na escola é possível contar com diferentes tipos de programas, dos mais simples aos mais sofisticados. Como a maioria das escolas utiliza o BrOffice, sugiro uso do Writer que apesar de não ser apropriado para a criação, dá para obtermos boas produções.


2ª atividade

Caso a escola deseje publicar seu jornal para outras escolas ou para os próprios alunos acessarem de casa, criar o Jornal Eletrônico da Escola. Para isso necessita de um editor de home page, sendo os mais conhecidos Linguagem HTML, FrontPage e Dreamweaver.

A chave para o sucesso...




É PLANEJAMENTO!!!

É consenso que os computadores são aliados dos professores e promovem a aprendizagem dos alunos, ajudando-os na construção do processo de conhecimentos.
A simples introdução no processo ensino-aprendizagem não caracteriza, por si só, a transição para um novo paradigma. Exige mudanças em termos de comportamento, conceitos, valores, ações...
Para tanto, é necessário:

  • que os projetos para cada disciplina sejam decididos no início do ano e quais recursos tecnológicos se "casam" com os conteúdos;
  • que haja avaliações periódicas;
  • que ocorra parceria entre os professores especializados e os responsáveis por cada disciplina;
  • que as escolas se adaptem à nova realidade tecnológica;
  • equipe capacitada;

Só assim caminharemos com sucesso na utilização desta ferramenta no cotidiano escolar!!!

Uma dica...




Neste curso, estamos tendo a oportunidade de fazer leituras sobre o uso das tecnologias na educação. Porém, devemos pensar também em como os computadores deverão estar dispostos para que haja uma boa utilização deste espaço.
Pesquisando informações sobre o assunto, gostaria de compartilhar o endereço abaixo para maiores esclarecimentos.
Espero que gostem!!!!

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-montar-laboratorio-informatica-tecnologia-computadores-539180.shtml

Pesquisa na Internet: recursos e técnicas

O artigo disponibilizado na disciplina "Educação por Internet" apresenta uma diferença bem fácil entre site e portal. Além disso, destaca alguns sites de busca e portais de livre ou restrito acesso. Muito interessante para pesquisarmos!!!!


1. Sites de Busca



Google - www.google.com.br
Altavista - www.altavisa.com.br
Yahoo - www.yahoo.com.br
Uol - www.uol.com.br
Terra - www.terra.com.br
Aonde - www.aonde.com.br
Achei - www.achei.com.br
Dogpile - www.dogpile.com



2. Portais de livre acesso



ICAAP.org - www.icaap.org
Educarede - www.educarede.org.br
Scielo - www.scielo.com.br



3. Portais de acesso restrito



Portal de Periódicos da Capes - www.periodicos.capes.gov.br
IBICT - www.ibict.br/

Diretórios e Motores de busca










Os motores de busca da Internet são mecanismos essenciais para podermos encontrar as informações sobre algum tema que necessitamos na Internet.O primeiro mecanismo de busca da Web foi o “Wandex”, hoje já extinto, que foi desenvolvido por Matthew Gray no MIT em 1993. Outro mecanismo pioneiro foi o Aliweb, também apareceu em 1993 e funciona até hoje, um dos primeiros mecanismos de busca comercial foi o Lycos, desenvolvido em 1994 Depois disso, muitos outros mecanismos de busca apareceram e se tornaram populares. Entre eles temos o Google e o AltaVista.


Você sabia...


Que há dois serviços na Internet que nos ajudam a encontrar a informação que pretendemos: os motores de busca e os diretórios?



A diferença é que...



Os diretórios foram a primeira solução adotada.São organizados em hierarquias de assuntos, são produzidos de forma manual, e abrangem uma parte muito pequena da web. O mais conhecido site que se utiliza de diretórios é o Yahoo! com aproximadamente dois milhões de páginas categorizadas. Os usuários localizam as informações navegando, progressivamente pelas subcategorias, estas, divididas geralmente em assuntos de interesses gerais como por exemplo saúde, esportes, viagens, compras ou informática.
Os motores de busca não organizam hierarquicamente os sites, eles se preocupam menos com a seletividade que com a abrangência de sua base de dados, procurando sempre colecionar o maior numero possível de recursos através de softwares específicos. Com uma base de dados muito grande se pode alcançar milhões de itens, permitindo assim que os usuários, através de palavras-chave ou até mesmo de linguagem natural, busquem e localizem o que é desejado.



Diretórios

  • base de dados menores
  • buscas podem ser feitas por tópicos
  • inclusão de informação exige avaliação e seleção ocasionando demora
  • organizados em hierarquias de assuntos
Motores de Busca
  • base de dados muito grande 
  •  menor precisão nos resultados da busca 
  •  indexação automática,mais rápido a inclusão de informações
  • não organizam hierarquicamente os sites

Tecnologia/Educação







Em todas as áreas (área da saúde, área econômica, área social e educacional) a tecnologia está presente. A incorporação das tecnologias é uma realidade. Neste turbilhão de mudanças, tudo foi e está sendo transformado rapidamente. Se não nos lançarmos a essas inovações, ficaremos cada vez mais atrasados.
Na área educacional o uso do giz, quadro negro, caderno, livros já não são mais as únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. A tecnologia deixa de ser uma adversária para tornar-se uma poderosa ferramenta de trabalho.
Para isso é importante que escola e professores tenham visões críticas sobre sua utilidade e o que há por trás dos avanços tecnológicos. Disseminar uma cultura de colaboração, de criação, de autoria, tanto por parte do aluno quanto do professor é fundamental para que a utilização das tecnologias faça parte da educação. Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional, verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação, compreender seu uso como instrumento facilitador da aprendizagem e refletir sobre as novas maneiras de aprender e construir conhecimento com o uso correto dessas ferramentas tecnológicas são pontos importantes para o sucesso da relação tecnologia/educação.