segunda-feira, 21 de junho de 2010

Internet - o início





A Internet é uma rede de computadores que possui ramificações em centenas de países. É conhecida também como "rede das redes", "mãe das redes" ou "rede de redes", pois, além de ter sido a primeira rede de computadores do mundo, é formada por várias redes menores conectadas entre si. Possui milhões de usuários em todo o mundo, oferecendo os mais variados tipos de serviços.


O começo...



Arpanet no final dos anos de 1960 sutentada pelo Departamento de Defesa dos EUA para troca de informações (setor militar);

Em 1980, a Arpanet, foi dividida em Milnet e Arpanet. A Milnet tornou-se a parte militar da rede. A Arpanet para pesquisas e atividades científicas;

Surgimento de outras redes nos anos que se seguiram - Usenet, Bitnet...

Em 1983, a Arpanet começou a usar o protocolo TCP/IP para troca de mensagens, começando a ser chamada de Internet;

Em 1990, a Arpanet foi extinta;

No Brasil o início foi em 1989 com duas conexões via satélite: uma na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e outra no Laboratório Nacional de Computação Científica do Estado do Rio de Janeiro (LNCC). Para o restante do país, foi criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP);

Universidades e órgãos de pesquisa tinham acesso à Internet no Brasil no início;

Em 1994, no dia 20 de dezembro é que a EMBRATEL lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet;

Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira;

Tecnologia e sala de aula

Muito se tem discutido sobre a importância de utilizar recursos tecnológicos em sala de aula. Nos textos: "Jogos educacionais e simulação de fenômenos físicos"; "Uso de vídeo e fotografia digital para fins educacionais" e "Uso de áudio e rádio para fins educacionais" aborda essa questão com exemplos de como pode ser trabalhado com essas tecnologias e endereços de sites relacionados ao assunto. Após análise, acredito que devemos pensar que as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia está presente e o professor que não se adaptar, ficará para trás. Outro ponto importante é entender a tecnologia digital como estratégia pedagógica adicional para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas. Seu uso adequado requer atenção e cuidado, aulas bem planejadas, promovendo aprendizagem significativa.
Porém ao mesmo tempo em que penso sobre a importância de utilizar de tais recursos diante de um mundo tecnológico, o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados?


Novas Tecnologias




Após reflexão da questão lançada no Fórum Temático 3, da disciplina “Computadores em sala de aula”, estava lendo uma interessante reportagem1 sobre novas tecnologias e deparei-me com a seguinte questão:

Livro digital ou de papel?




Pois bem....


É uma questão que deve ser discutida e analisada com bastante cautela uma vez que os livros ajudam na preservação de uma memória história a longo prazo, o leitor pode fazer anotações no decorrer da leitura... Já esta nova tecnologia permite conforto na leitura, mobilidade... Será que os livros de papel serão substituídos pelos digitais?

















1 A reportagem que foi comentada acima encontra-se no seguinte endereço http://andreegg.opsblog.org/2010/01/15/livro-de-papel-versus-leitores-digitais/

Termos da Informática



No início do curso houve a criação de um dicionário coletivo com alguns termos usados em Informática. Uma vez que utilizamos no cotidiano escolar com nossos alunos e requerem compreensão por parte de nós, educadores, resolvi listar alguns deles pois achei interessante e necessário para quem trabalha com a Informática nas escolas.




  • Blog - é um sistema de publicação na web destinado a divulgar informação por ordem cronológica, à semelhança de um diário. Os blogs ganharam grande popularidade porque permitem que utilizadores com poucos conhecimentos técnicos de Informática publiquem facilmente conteúdos na web. Os blogs inicialmente tinha uma caráter pessoal mas hoje em dia são usados para todos os fins.


  • Browser- navegador. Programa utilizada para visualizar páginas da web.


  • Download - transferir; descarregar; baixar. Transferir um conteúdo de um servidor web para um computador local.


  • Home Page - página de entrada. Página de entrada de um site, a partir da qual se podem seguir ligações para todas as restantes. Normalmente, são referenciadas por um URL constituído apenas pelo nome do site (ex. http://www.google.com.br).


  • Link - apontador, ligação de hipertexto, referência.


  • Moodle - é um sistema de gerenciamento de atividades educacionais que visa a criação de comunidades online em ambientes virtuais para a aprendizagem


  • Tag - etiqueta.


  • Upload - transferir, carregar. Transferir um computador local para um computador remoto.


  • Ciberespaço - o mundo virtual criado com a Internet e todas as suas possibilidades digitais, como troca de informações, imagens, som e vídeo.


  • Hipertexto - texto que inclui links ou atalhos para outros documentos, permitindo ao leitor pular facilmente de um texto para outro, relacionados, de forma não-linear.


  • Internet- rede mundial de computadores que utilizam a arquitetura de protocolos de comunicação TCP/IP, originou-se de um sistema de telecomunicações descentralizado criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Durante os anos 70 e 80, cresceu entre o meio acadêmico, quando sua principal aplicação era o corrreio eletrônico. Com a aparição da World Wide Web em 1993, a Internet se popularizou. Provê transferência de arquivos, login remoto, correio eletrônico, news, navegação na web e outros serviços.


  • Online - estar conectado à Internet.


  • Offline - diz-se quando o computador não está conectado: "estou offline"


  • Software - programas executados pelo usuário do computador (MSN, Internet Explorer, Office,...)


  • Hardware - parte física do computador


  • Peopleware - pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de processamento de dados, ou mesmo com Sistema de Informação.


  • Computador - toda máquina capaz de receber, armazenar e processar dados de modo organizado e previamente programado e devovê-los com a resposta para uma tarefa específica.


  • Web - forma reduzida de se referir a WWW.


  • Wikis - páginas comunitárias na Internet que podem ser alteradas por todos os usuários que tem direitos de acesso. Usadas na Internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipédia.


  • Wikipédia - enciclopédia on-line escrita por leitores.



Flickr





Estava lendo as considerações dos colegas sobre o uso de vídeo e fotografia digital para fins educacionais e entrei num site para ler mais sobre o assunto quando tive o contato com a palavra "Flickr". Pesquisando sobre o termo, descobri que é um sítio da web caracterizado como uma rede social cujo foco está no armazenamento e partilha de fotografias (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações).O Flickr permite a seus usuários criarem um arquivo para hospedagem de suas fotografias e vídeos. No começo de 2005 o sítio foi adquirido pelo Yahoo. Super fácil de navegar. Para ter acesso, basta entrar no site do Yahoo e se cadastrar. Por que não utilizar deste recurso em nossas aulas?

Softwares Educacionais




A utilização de Softwares Educacionais em diversas áreas (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia...) requer coerência, mudança de comportamento, valores e atitudes, articulação com o projeto político pedagógico da escola, análise criteriosa do software numa abordagem interdisciplinar, fornecendo condições para sua efetiva utilização por parte de professores e alunos. Afirma TAJRA (2001) que o professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um ambiente de informática sem ter o programa a ser utilizado é o mesmo que ir dar uma aula sem planejamento e sem idéia do que fazer.
Após leitura de textos relacionados ao assunto, os softwares educacionais podem ser classificados em:
Software Tutor baseado em exercícios de pergunta/estímulo-resposta. Como exemplo temos: tutoriais, exercício-e-prática, simulação, jogos, tutores inteligentes.
Software Ferramenta onde o computador não é mais o instrumento que ensino o aluno, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo. Exemplos desse tipo são os processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores gráficos, banco de dados.
Software Tutelado baseado num ambiente de aprendizado com resolução de problemas. As linguagens de programação são exemplos desse tipo de software.
Portanto, minha opinião é a de que a existência de diversos tipos de software educacional vem a acrescentar novas formas de trabalhar nas diversas áreas e tornar mais eficaz e prazeroso o ensino.


Bibliografia:



TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001

Computador na Educação




O início da disciplina "Computador em sala de aula" nos faz refletir sobre o grande desafio da inserção dessas tecnologias no cotidiano escolar. O sistema educacional não pode ignorar a exitência dessas novas tecnologias, uma vez que a maioria dos nossos alunos tem acesso à informação por meios de difusão como rádio e televisão ou por meios computacionais como a Internet.
Devemos pensar sempre que o computador pode ser empregado no ambiente escolar como uma ferramenta de ensino cuja finalidade pode ser tanto ensinar como fazer aprender. Para isso é necessário que as escolas se adaptem a era da informação e busquem incorporar os novos recursos tecnológicos em favor do conhecimento e da disseminação da informação.
Porém, uma questão aflige não só a mim como muitos outros educadores: como utilizar dessa tecnologia se em muitas escolas não há Laboratórios de Informática e educadores não estão preparados para lidar com este novo recurso?