Diante de tantas possibilidades
que a Internet nos oferece – navegar, pesquisar, bater papo, enviar e-mails,
baixar programas, ouvir músicas, localizar informações sobre os mais variados
assuntos nas mais diversas abordagens, entre outras – como utilizá-la como meio
de pesquisa que possibilite aos alunos a aquisição de saberes significativos
para sua aprendizagem?

Para isso, Moran (1997) aponta
que o grande desafio em ensinar na e com a Internet nos espaços escolares
é utilizá-la como ferramenta de apoio durante as aulas, integrada ao tema
específico da disciplina estudada pelos alunos, promovendo uma aprendizagem
cooperativa, com reflexões, senso crítico, escrita conectiva, flexibilidade
mental, para que a “preguiça intelectual” não torne os alunos inertes ao conhecimento,
com o professor sendo o moderador/coordenador desse processo. As possibilidades
de uso da Internet são válidas desde que a escola mantenha um projeto
educacional que tenha significado ao aluno e articule tecnologia/ensino-aprendizagem.
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