Como são nossas escolas: espaços
de convívio, de desporto, de cultura, de trabalho em equipe, de inovação e
experimentação? Será que nossas escolas
permitem uma aprendizagem colaborativa e reflexiva? E a tecnologia, como vem
sendo utilizada nesse espaço?
O fio da história apresentado pelo
professor em nosso último encontro demonstra que há muito que mudar em nosso
sistema educacional uma vez que este se assentou em três pilares: oralidade,
quadro e livro. O modelo de escola ainda
continua caracterizado (carteiras enfileiradas, conteúdos objetivos...), apenas
inseriu-se novos instrumentos.
Na sociedade atual, o grande
desafio é utilizar-se desses instrumentos tecnológicos visando uma atitude
reflexiva e crítica, uma vez que já fazem parte do cotidiano dos alunos. Por
mais que a tecnologia seja um instrumento fundamental para aquisição de novos
conhecimentos, devemos ter consciência de que o descobrir, o questionar, o
aprender a aprender, o refletir somente tem condições de prosperar com a mediação
do professor e com a reformulação de princípios, conteúdos, metodologias e
práticas compatíveis com a potência dos instrumentos tecnológicos. O importante é formar pessoas capazes de
pensar e criar, saber trabalhar coletivamente e cooperativamente e ter
consciência do potencial cognitivo, afetivo e social que os alunos possuem.
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