O primeiro dia de aula na educação infantil é permeado de fortes emoções por todos os lados: professores, pais e crianças.Cada qual vivencia a sua maneira uma ansiedade natural que é controlada pela experiência e pela paixão em ser professor.
Os professores
Sentem a ansiedade: como serão os rostinhos deles? Irão gostar de mim a primeira vista? Será muito difícil conquistá-los? Os pais darão muito trabalho(pode parecer meio louco mas,muitas vezes, temos que consolar mais os pais do que as crianças (he he!!)
Os Pais.
Bem, aqui vamos encontrar muitas vertentes:
*Uns são tão descolados que mal dão tchau pra criança e já se vão sem olhar pra trás...
*Uns sentem uma dor tão intensa que nem olham mesmo pra não chorar na frente da criança;
*Outros sentem essa mesma dor, mas não conseguem desgrudar do chicletinho deles;
*Outros são tão meigos que consolam os seus e mais alguns;
*E ainda uns tantos, que mesmo não demonstrando, no fundo sentem a mesma dor, ansiedade, afinal, estão deixando por algumas horas, nas mãos de desconhecidos até então, o que tem de mais precioso sobre a Terra; são humanos e precisam de apenas uma palavra segura:” Pode ir, pai/mãe, seu filho ficará bem”.
As crianças
Um mundo inteirinho de ansiedade: há os que não viam a hora de estar ali, e aqueles que não queriam mesmo estar...ufa!
E ai? O que fazer?Muita calma nesta hora! Pais, professores e toda comunidade escolar precisam estar bem preparados para este momento. É um dia importante, todos querem saber como será, e se todos se unirem e confiarem uns nos outros será mesmo lindo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário