O software é tão ou mais importante que o equipamento a ser utilizado na área de Informática Educacional. Uma forma de se usar o computador como instrumento didático, é utilizando um ou mais softwares educacionais. Estes softwares têm o objetivo de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o mesmo tenha a seu dispor valiosos recursos para ajudá-lo no ensino de sua disciplina.
De acordo com Taylor (1980), os softwares são classificados em três grandes grupos: Software Tutor, Software Tutelado e Software Ferramenta.
O software tutor é concebido para funcionar como “professor substituto”. O computador apresenta certo material de uma disciplina, o aluno responde, o computador classifica a resposta e segundo os resultados da avaliação, determina os passos seguintes. Trata-se de um tipo de produto baseado em exercícios de pergunta/estímulo-resposta. Um dos tipos de software tutor são os Jogos Computacionais que se propõe a ensinar algum conteúdo ao aluno, ou até, somente, a desenvolver capacidades intelectuais do jogador. Fornece ao aluno um ambiente de aprendizagem rico e complexo, propiciam exercícios de resolução de problemas que exigem a aplicação de regras lógicas. O aluno aprende a fazer inferências e testar hipóteses, a antecipar resultados, a planejar estratégias alternativas e a negociar com os membros do grupo baseado no processamento da informação.
É importante que este tipo de software seja bem elaborado, para que o aluno não seja deslocado do objetivo educacional do mesmo, e fique interessado somente na competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário